Você está aqui: Página Inicial / Programas / Incentivo à Aprendizagem das Ciências Naturais: Apoio às Atividades Escolares

Incentivo à Aprendizagem das Ciências Naturais: Apoio às Atividades Escolares

Este programa visa difundir a utilização de experimentos e recursos audiovisuais que contribuem para o enriquecimento das aulas de ciências. Para isso a Usina Ciência possui um acervo de  cd-roms, DVDs, softwares, kits experimentais (dentre estes kits estão alguns kits desenvolvidos em nossos laboratórios por nossa equipe de professores e monitores). Todo este material fica a disposição dos professores e alunos da rede de ensino inscritos no programa de empréstimos da Usina Ciência.

p101

Através deste programa a Usina Ciência promove diversas ações com o objetivo de facilitar e contribuir para a aprendizagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Entre estas ações pode-se destacar:

- Incentivo à utilização de experimentos e recursos audiovisuais que contribuem para o enriquecimento das aulas de Ciências.

A Usina Ciência possui um acervo considerável, CD-roms, DVDs, softwares, kits experimentais que está à disposição dos professores e alunos da rede de ensino básico cadastrados em nosso sistema de empréstimos. Professores e alunos interessados em usar estes materiais didáticos em suas aulas podem se inscrever em nosso sistema de empréstimos. Os empréstimos são gratuitos.

- Desenvolvimento de Kits Experimentais que contribuem para o ensino/aprendizagem de Ciências.

A partir de pesquisas realizadas na área de ensino de Ciências, kits experimentais são desenvolvidos por nossa equipe de professores e monitores. Todos os materiais didáticos produzidos fica a disposição de professores e alunos da rede de ensino inscritos no sistema de empréstimos.

- Atendimento a alunos da rede de ensino básico com orientação para realização de trabalhos escolares tais como Feiras e Mostra de Ciências.

Nossa equipe de monitores tem um horário dedicado ao atendimento a alunos do ensino básico orientando pesquisas bibliográficas e elaboração de experimentos e trabalhos escolares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e na área de Astronomia (com a colaboração do CEAAL).