Você está aqui: Página Inicial / Programas / Popularização e Disseminação das Ciências Naturais

Popularização e Disseminação das Ciências Naturais

Objetivos:

- Popularizar e desmistificar a ciência e tecnologia, ressaltando a dimensão histórica das mesmas e aumentando a consciência do público com respeito ao seu papel e importância na vida moderna, estimulando o envolvimento em atividades a elas relacionadas.

- Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de ciências da natureza no ensino básico.

- Oferecer ao público escolar um espaço com um acervo renovável de experimentos científicos, com a possibilidade de visitação monitorada por especialistas, que contribui para a divulgação e alfabetização científica.

- Realizar palestras e apresentações de experimentos científicos que contribuem para a aprendizagem de conceitos científicos (Shows de Química e de Física).

- Realizar observações do Céu com ajuda de telescópios (colaboração do grupo do CEAAL).

Através deste programa a Usina Ciência oferece ao público escolar um espaço com um acervo renovável de experimentos que pode ser visitado com monitoramento de pessoal qualificado (professores e monitores da Usina Ciência), contribuído assim para a aprendizagem de conceitos científicos.

Atualmente a Usina Ciência possui as seguintes exposições:

Exposição "Ciência e Vida": que explora temas como "Corpo Humano e Saúde", "Meio-Ambiente e Qualidade de Vida" e "Fenômenos Físicos".

Exposição "Energia: Pedra Fundamental do Desenvolvimento Humano": que explora as questões da produção e consumo de energia.

Exposição "Ecocasa": que explora questões como moradias ecologicamente corretas e desenvolvimento sustentável.

Parque Científico: que possui experimentos e equipamentos tas como "Concha Acústica" "Fogão Solar" etc.

Toda esta infraestrura faz da Usina Ciência um local privilegiado para a divulgação científica, não apenas para o público escolar, mas para todas as pessoas interessadas em aprender Ciências de forma lúdica e interessante.

Freqüentemente as visitas são complementadas com a realização de shows de Química e de Física com a apresentação de experimentos instigantes e de forte apelo visual visando despertar e motivar os alunos para o aprendizado de Ciências. Os shows são sempre acompanhados de palestras sobre conceitos relevantes destas áreas do conhecimento humano.

Contribui para o desenvolvimento deste programa a equipe do Centro de estudos Astronômicos de alagoas –CEEAL, através do projeto "Assim se vai aos Astros", onde são promovidas observações do céu com ajuda de telescópios e palestras de divulgação da Astronomia. Este grupo também contribui para a realização das apresentações do Planetário da Usina Ciência. As observações e palestras são dirigidas principalmente ao público escolar, mas atingem igualmente o público em geral. Algumas observações são conduzidas em praças públicas.